sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Jovem potiguar é destaque em competição internacional de educação profissionalizante

Uma jovem potiguar, natural do município de Baraúnas, foi destaque em uma das maiores competições internacionais voltadas para a educação profissional. Com apenas 18 anos e nenhuma ambição aparente para trabalhar no ramo da beleza, Juliana Leslye de Araújo, foi a ganhadora da WorldSkills Americas 2012 na categoria Cabeleireiro. Sem nunca ter trabalhado antes com a habilidade, Juliana, que é aluna do Senac Mossoró, hoje já enxerga um crescimento na sua vida profissional.
A WorldSkills Americas (WSA) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, e tem como principal objetivo propiciar a melhoria de qualidade da educação profissional, por meio de intercâmbio entre os países da América do Norte, América Central, Mar do Caribe e América do Sul, envolvendo governos, indústrias, comércio e instituições de educação profissionalizante.
Com a cooperação de países membros, a WSA realiza, a cada dois anos, uma competição voltada para a formação profissional em um de seus países. Neste ano, a competição ocorreu em São Paulo, entre os dias 12 e 18 de novembro, em paralelo à Olimpíada do Conhecimento. Estiveram presentes mais de 216 participantes de 20 países.
“Nunca trabalhei em salão de beleza nem mesmo tinha tido algum contato com a profissão. Mas comecei a fazer o curso profissionalizante no Senac e fui estimulada para participar da competição. Estou muito feliz com o resultado e certamente vou continuar tentando me aprimorar na área. Por enquanto, trabalhei na unidade do Senac em Mossoró como educadora”, disse Juliana, que trouxe para casa uma medalha de ouro e um troféu de qualificação.
Durante a competição, Juliana participou de provas que testaram habilidades desenvolvidas durante sua formação, nas áreas de corte, coloração e finalização, a partir de padrões internacionais de qualidade. Segundo ela, o resultado foi consequência de uma intensa rotina de treinamentos na instituição.
Nesse período, foram mais de oito horas diárias de treinamentos e simulações, de segunda a sábado. Foi necessária muita dedicação e perseverança, mas sempre mantive o foco com a ajuda dos meus treinadores. Agora podemos comemorar esse resultado maravilhoso”, afirmou a jovem.
Para o diretor regional do Senac, Helder Cavalcanti, esse tipo de evento serve como uma importante vitrine da qualidade da educação profissional brasileira, bem como é um grande estímulo aos alunos. “Para o Senac, foi uma grande responsabilidade e orgulho representar o País nesta competição. Estamos trabalhando para contribuir com a formação de uma nova geração de jovens em cursos de alto nível, sintonizados com as necessidades do mercado. E resultados como o de Juliana reforçam que estamos no caminho certo”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário