
Levantamento divulgado nesta segunda-feira (8) pelo movimento Todos
pela Educação mostra que, em 2013, apenas 54,3% dos jovens brasileiros
conseguiram concluir o ensino médio até os 19 anos. O indicador foi
calculado com base nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de
Domicílio (Pnad) 2013.
O índice, no entanto, vem apresentando
melhora ao longo dos anos. Em 2007, 46,6% dos jovens concluíram o ensino
médio até os 19 anos. Em 2009, foram 51,6% e, em 2012, 53%.
Uma
das metas propostas pelo Todos pela Educação para que se garanta
educação de qualidade é que até 2022 pelo menos 90% dos jovens concluam o
ensino médio até os 19 anos.
A coordenadora-geral do movimento,
Alejandra Meraz Velasco, diz que os dados mostram que as melhorias
feitas no ensino fundamental não se traduziram em melhoria automática no
ensino médio. Ela defende a reformulação do ensino médio, de forma a
tornar essa etapa mais atrativa aos jovens.
“Temos a necessidade
de reformular o ensino médio, ter um ensino médio que converse mais com
os jovens. Temos hoje, na maioria dos estados, um número exagerado de
disciplinas”, acrescenta.
No ensino fundamental, a conclusão até
os 16 anos foi alcançada por 71,7% dos jovens. A meta definida pelo
Todos pela Educação é que até 2022 pelo menos 95% dos jovens completem o
ensino fundamental até essa idade.
O levantamento mostra ainda
que ao se levar em conta a raça, a parcela de jovens negros que concluem
os ensinos fundamental e médio mais tarde é maior que a dos jovens
brancos. Os declarados brancos que concluíram o ensino fundamental aos
16 anos são 81% e os que concluíram o ensino médio aos 19 anos são
65,2%. Em relação aos negros, esses percentuais são 60% e 45%,
respectivamente.
“O indicador tem grande impacto e mostra que
ainda há grande disparidade. Vemos um abismo entre raças, entre o meio
urbano e o rural e de faixa de renda. Vemos a brecha do acesso se
fechando”, diz Alejandra Velasco.
A distorção entre a idade e a
série vem diminuindo gradualmente desde 2007. Apesar da redução
contínua, no ano passado 33,1% dos alunos do ensino médio estavam com
atraso escolar já no 1° ano, segundo o levantamento. A diferença de dois
anos entre a idade do aluno e idade prevista para a série em que ele
deveria estar matriculado é o parâmetro utilizado no cálculo da
distorção idade-série.
“Essa distorção é provocada, em boa medida,
pela reprovação. E esse histórico de fracasso escolar vai, no longo
prazo, contribuir para o abandono escolar” diz a coordenadora-geral do
Todos pela Educação, Alejandra Velasco. Uma alternativa para o problema,
segundo ela, é o reforço escolar ao longo do ano letivo para que o
estudante chegue ao final da série com o conhecimento adequado e não
seja reprovado.
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